Notícias

Já em operação, maior usina solar do mundo pode abastecer 140 mil casas

É no deserto da Califórnia (EUA), em uma área de 13 km², que a maior usina solar do mundo começou a operar na quinta-feira, 13 de fevereiro. Batizado de Ivanpah Solar Electric Generating System, o empreendimento conta com 300 mil espelhos para coletar a luz do sol e tem capacidade bruta de produção de 392 megawatts de energia.

A nova gigante do setor de energias renováveis tem capacidade para abastecer cerca de 140 mil casas na Califórnia. Ao adotar a energia solar, essas residências deixariam de emitir 400 mil toneladas métricas de CO2 por ano – o equivalente a remover 72 mil veículos das ruas.

Até então, o título de maior usina solar do mundo pertencia a Shams 1, situada em Abu Dhabi (Emirados Árabes), e cuja capacidade gera 100 megawatts de energia. Agora, o empreendimento que pertence às companhias NRG Energy, BrightSource Energy e Google, tomou a primeira posição, depois de ter resolvido questões regulatórias e problemas jurídicos.

“Corrida do ouro”

“Agora você está vendo uma corrida do ouro voltada aos projetos de energia renovável”, destacou ao The Guardian Fong Wan, vice-presidente sênior para aquisição de energia da Pacific Gas and Electric, que comprou cerca de dois terços da eletricidade que a usina Ivanpah irá produzir.

“Uma das vantagens das usinas solares é que elas podem ser instaladas em locais pouco habitáveis, como os desertos, por meio de milhares de painéis. Mas o mercado ainda está tentando determinar o que seria um tamanho ideal”, observou Rhone Resch, presidente da Associação Americana de Indústrias de Energia Solar.

Segundo o executivo, os grandes empreendimentos solares, como a usina Ivanpah (orçado em US$ 2,5 bilhões), podem gerar tanta eletricidade quanto uma usina a carvão ou gás natural, com a vantagem de não ser poluente.

Mas ainda há um longo caminho a percorrer. Em 2012, as usinas de carvão e gás natural produziram 37% e 30% da eletricidade dos EUA, respectivamente, de acordo com dados da Energy Information Administration , enquanto a energia eólica gerou 3,5% e a solar apenas 0,1%.

Assista a detalhes da construção da usina:

https://www.youtube.com/watch?v=0wVXgGTrPro

http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2014/ja-em-operacao-maior-usina-solar-do-mundo-pode?tag=energia#ixzz3Cv08caRZ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + 13 =