Objetivos

Conheça os objetivos do FMCJS

O Fórum MCJS tem o objetivo de:

                1. Contribuir para o desenvolvimento de políticas afirmativas de proteção ao clima no Brasil.
                2. Fortalecer e manter em funcionamento uma rede de organizações da sociedade civil (parceiros da Misereor e outras organizações) que trabalham sobre o tema das Mudanças Climáticas no Brasil e América Latina.
                3. Cobrar a responsabilidade do poder público para políticas públicas efetivas de proteção ao clima.
                4. Aumentar o nível de conhecimentos nas organizações integrantes da rede e na sociedade brasileira sobre as causas das mudanças climáticas e sobre estratégias e abordagens para enfrentá-las.

 

O Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental mantém e desenvolve atividades nas seguintes áreas: Promoção de seminários regionais e nacionais sobre Mudanças Climáticas; Monitoramento da legislação e acompanhamento das políticas governamentais; Participação em grupos, comitês e articulações que defendem a vida no e do planeta, como a Frente por uma Nova Política Energética para o Brasil, o Comitê em Defesa das Florestas, o Comitê em Defesa dos Territórios frente a Mineração, o GT Infraestrutura, a Rede Jubileu Sul Brasil, o Grupo Carta de Belém, dentre outros; Elaboração e divulgação de materiais informativos  e de formação de lideranças; Divulgação e apoio a iniciativas alternativas, especialmente nas áreas de produção e uso de energia descentralizada e com fontes renováveis; de produção, intercâmbio e consumo de alimentos agroecológicos; de cuidado, conservação e uso de água como bem comum.