Notícias

Eliane Cristina: O papel da mulher na economia é de grande relevância

*Entrevista realizada pelo comunicador popular Gecionny Rodrigo Pinto Souza para o Processo de Formação Continuada e Multiplicadora do FMCJS.

Entrevistador: Gecionny Rodrigo Pinto de Souza( Reverendo Historiógrafo diocesano e Arcediago do Arcediagado do Norte da Diocese Anglicana do Recife da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil , Pároco da Paróquia Anglicana da Virgem Maria em Natal-RN).

Entrevistado: Eliane Cristina, Reverenda Pároca da Paróquia Anglicana Boas Novas ( Caaporã – PB) , membro da União das Mulheres Episcopais Anglicanas do Brasil e capelã da Terceira Sociedade de São Francisco( TSSF – Nordeste)

Data : 24/07/2020

Como a sra. passou a ser uma militante das causas sociais? 

Através de experiências vividas com as comunidades. Conhecendo a luta e o dia a dia do povo. Estudando a história de lideranças de organizações civis. Posso destacar duas:  Antônio Conselheiro; Margarida Maria Alves;   que deram suas vidas em defesa dos direitos e da dignidade do povo.

Como a sra. analisa o papel da mulher na economia capitalista ? 

De grande relevância. Porque a mulher tem desenvolvido várias funções que antes,  era apenas realizadas por “homens”. Na renda familiar, a mulher atualmente tem arcado com as mesmas despesas ou até mais que os homens . No mercado de trabalho, desempenha papéis em diversos setores gerando renda e,  no entanto infelizmente, ganhando bem inferior ao homem.

 Qual o trabalho que a sra. coordena na área de geração de emprego e renda ? 

Coordeno um Projeto Social, “Que Massa-Pães!” .  Apoio do SADD – Serviço Anglicano de Diaconia e Desenvolvimento da Igreja Episcopal  Anglicana do Brasil , Paróquia  Boas Novas em Caaporã/PB. É um projeto que tem como principal finalidade, qualificação profissional na área de Panificação. É um curso básico de Panificação. Voltado para Mulheres (donas de casa) e que não têm fonte de renda ou deseja implementar a renda familiar. E também com adolescentes e jovens que desejam aprender uma profissão. Também trabalhamos com palestras e    neste espaço, aprendem  noções de cidadania; direitos e deveres; Como cuidar do Meio ambiente; Relações interpessoais e Valorização da autoestima.