Notícias

Água, bem comum – diálogos e convergências

28954638_788657631335421_8002581080151678378_o

Água, bem comum foi uma das muitas atividades autogestionadas do Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA realizadas no seu primeiro dia. A atividade começou com relatos feitos a partir dos aquíferos Guarani, Urucuia, Guaratiba e Bambuí.

Segundo o professor Ricardo Cesar Hirata, do Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas da Universidade de São Paulo, 97% da água doce líquida do mundo está nos aquíferos subterrâneos. 53% das cidades brasileiras são abastecidas total ou parcialmente por essas águas subterrâneas.

Em seguida foram expostos relatos sobre a exploração de água em cada bioma brasileiro. O terceiro momento dessa atividade autogestionada foi intitulado Água e Cidades, quando ouvimos relatos sobre as desigualdades no acesso à água, a privatização das companhias estatais de saneamento, mudanças climáticas e escassez hídrica e propostas por uma cidade que preserve e produza água.

No último momento do encontro, o grupo buscou fazer uma relação entre as três dimensões: aquíferos (águas subterrâneas), biomas (a superfície) e as cidades (presença humana).

Esta atividade não termina no dia 17, no dia 18/03 ela continua reunida para discutir privatização e contaminação da água e alternativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 5 =