Notícias

A importância do Ecossistema para o Bem Viver

Nossa existência faz parte de um conjunto da natureza e somos uma célula desse processo de sobrevivência e vida. Desde os primórdios nosso contato foi de viver bem e sobreviver contando com o que a natureza nos proporciona. Sempre tendo presente a diversidade e organização social para sobreviver protegendo as arvores, bosques, rochas, cavernas e a água. O homem racional tinha clareza de que ele precisava da natureza da terra para viver bem e com fartura. Segundo Aberto da Costa “O bem viver é uma filosofia em construção, e universal, que parte da cosmologia e do modo de vida ameríndio, mas que está presente nas diversas culturas”. Mas com o passar dos anos a ambição e a ganância foi destruindo a natureza e usando ela como matéria prima para enriquecer. 

Nossos tratamentos de saúde muitas das vezes é baseado em medicamentos químicos, sem tirar sua validade e sua importância, mas por outro lado, a natureza nos proporciona muitas ervas medicinais que já nos ajudaram muito a manter nossa saúde, e que agora não usamos tanto por falta de valorização do conhecimento tradicional. O grande sistema econômico camufla a importância de vivermos bem com a natureza. Por causa do sistema de desenvolvimento deixamos de buscar experiência e recursos com pessoas que sempre cuidaram da saúde de nossos pais que foram os curandeiros, benzedeiras e outras pessoas que possuem conhecimento das plantas que salvaram muitas vidas antes, quando era difícil a localização até de um hospital mais próximo.

Nossos rios são as fontes de sobrevivência, pois nelas muitos povos seguiram as águas para construir seus habitares. Sem água não sobrevivemos por isso a importância de cuidarmos de nossos rios, lagos, cachoeiras e o mais importante cuidar de nossas nascentes. 

Se pegarmos como referência nossos rios da minha região em especial o nosso rio Canoinhas, no norte de  Santa Catarina, com sua história e cuidado com que os mais velhos tiveram com ele vamos ficar encantados. Mas hoje se não cuidarmos dele acabaremos com essa história e sofreremos com as consequências. 

Quando ocupamos um espaço de terra em nossas casas e produzimos alimentos saudáveis estamos fazendo um bem para a natureza e para nós mesmo. No momento em que plantamos uma árvore nos sentimos bem ao ver ela crescer e vamos modelando nossos hábitos e vivendo melhor em contato com a natureza e comunidade. 

O trabalho de conscientização ambiental é um dos grandes desafios da atualidade, precisamos apoiar projetos ambientais que possam ser colocados em prática com trabalhos que possa deslumbrar outras ideias de inovações e sustentabilidade. 

Uns dos fenômenos que destrói natureza é o agronegócio, em sua leitura teórica, faz o Brasil crescer economicamente devido as exportações de soja, milho, café e a pecuária. Esse movimento econômico em contra partida prejudica o meio ambiente devido aos fertilizantes e agrotóxicos contaminando nossos rios causando a poluição da água. O que precisamos é criar novas formas de sustentabilidade, que não prejudique as nossas nascentes, rios e matas. 

Wilson Luis Corrêa, Sociólogo e com especialização em Comunicação e Jornalismo Social e religioso. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + dois =