DestaqueNotícias

Seminário Nacional avalia atuação do FMCJS

Comunicação, formação e articulação foram os principais eixos trabalhados durante o 3° dia do “Seminário Nacional do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental – Avanços e Desafios durante e pós-pandemia”. Pela manhã, as regiões se reuniram em grupos de trabalho para avaliar a presença e atuação do FMCJS nos âmbitos local, regional, nacional e internacional, incluindo o seu Processo de Formação.

Durante a manhã, falou-se sobre a necessidade de ampliar a comunicação entre o Pantanal e as demais regiões. “Não fizemos um debate mais profundo sobre o Pantanal, temos que criar um dia de luta em defesa deste bioma, chamar a atenção para esta região”, propôs Célio Maranhão, da Bahia.

À tarde, os grupos de trabalho se dedicaram a refletir sobre a continuidade dos programas em desenvolvimento e sobre novas frentes de trabalho, nas regiões, nacional e internacional. No campo da articulação, uma das demandas foi a de aumentar a frequência dos encontros nacionais e entre a assessoria e os núcleos regionais, além de ampliar a participação das comunidades tradicionais e aprofundar a articulação do fórum com redes globais. Na área da comunicação, foi sugerido que haja mais encontros, aproveitando os espaços  virtuais e também um encontro com representantes da comunicação das entidades para socializar as ações de comunicação existentes.

 Sobre a formação continuada ofertada pelo FMCJS, a qualidade dos conteúdos foi muito elogiada e alguns membros sugeriram se pensar em conteúdos específicos por região, uma espécie de “trilha aberta”, como definiu Marcos Arruda, do Rio de Janeiro.

O seminário se encerra amanhã, com a definição de prioridades e planejamento de 2021.

Acompanhe aqui as novidades do encontro!

Equipe de comunicação do FMCJS