Notícias

Processo de Formação Continuada e Multiplicadora realiza vivência socioambiental em Manaus. Um dia para estar ao lado da natureza.

 

No dia 28 de julho de 2018, em Manaus, foram realizadas no Parque Estadual Sumaúma, várias atividades Socioambientais, das quais foram articuladas pelos multiplicandos e multiplicandas que fazem parte do Curso de Formação Continuada e Multiplicadora ligado ao Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social – FMCJS, com o apoio do Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental – SARES que realiza parceria direta com o fórum. As atividades foram compostas por palestras, dança, teatro, atividades lúdicas com crianças, Terapia Comunitária e caminhadas pelas trilhas do Parque. Estas ações fazem parte do primeiro módulo do processo de formação que tratou sobre “Bem Viver e Educação Popular”.

Toda a programação foi realizada no universo da 4º Virada Sustentável, que é um evento promovido pela Fundação Amazônia Sustentável – FAS, que tem a proposta de disseminar uma visão alegre e inspiradora da sustentabilidade. A abrangência do evento na cidade circundou parques públicos, centros culturais, museus, praças, terminais de ônibus e feiras com atividades culturais e educativas abertas ao público.

Os membros do Instituto Sumaúma, que trabalham em defesa do Parque, foram os organizadores das atividades ocorridas no local. Augusto Antônio Leite, coordenador do Instituto, foi um dos articuladores juntamente com a turma de multiplicandos. Segundo Antônio, “As ações no meio ambiente causam impacto onde vivemos, mas essas práticas podem ser mudadas a fim de adotarmos atitudes que impactam positivamente na casa comum, assim explica “as mudanças podem acabar com tais degradações ou causarem menos impacto, preservando assim a natureza para as futuras gerações”. Tal princípio converge com as ideias presentes na carta encíclicaLaudato Si’enviada a todos os habitante do Planeta pelo Papa Francisco.

Essa atividade teve extrema importância para a manutenção da floresta em pé no Parque, pois, ela vive em constante ameaça de degradação e, embora sua paisagem já tenha sido modificada, é preciso conservar o que ainda existe. Augusto Leite lembrou também de outros locais em Manaus que antes irradiavam suas belezas naturais vivas, sem poluição e que hoje não apresentam mais a mesma vitalidade devido a ação humana.

Finalidades do curso

As ações do Processo de Formação Multiplicadora e Continuada têm como parceiro o Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social – FMCJS, e neste ano de 2018 se estenderá às lideranças ligadas ao Instituto Sumaúma de Manaus.

O objetivo geral da formação dos multiplicadores é aprofundar o conhecimento das causas e das consequências socioambientais do processo de aquecimento global e das mudanças climáticas, onde é estabelecido relações entre temas interligados com o princípio central da Defesa da Vida e Justiça Social.

Os participantes recebem capacitação para exercerem os trabalhos como mediadores ambientais nos locais em que atuam repassando a informação adquirida.

Divisão dos conteúdos aplicados

Os conteúdos são divididos em quatro (4) módulos:

Módulo 01 – Bem Viver e Educação Popular;

Módulo 02 – Biomas;

Módulo 03 – Mudanças Climáticas;

Módulo 04 – Águas;

Após o término de cada módulo os multiplicandos e multiplicandas realizam uma colaboração na produção coletiva de conhecimento através de artigos, entrevistas, vídeos, poemas e, composições musicais etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × um =