DestaqueNotícias

O QUE ESTÁ SENDO FEITO PARA ENFRENTAR OS PROCESSOS DE DESERTIFICAÇÃO?

O QUE ESTÁ SENDO FEITO PARA ENFRENTAR OS PROCESSOS DE DESERTIFICAÇÃO NOS BIOMAS BRASILEIROS?

Diversas propostas de boas práticas de enfrentamento a degradação dos Biomas Brasileiros foram colocadas em pauta na manhã desta quinta feira, 16, durante o Encontro de Mudanças Climáticas e Processos de Desertificação dos Biomas do Brasil.

O objetivo foi de socializar as iniciativas de recuperação das áreas degradadas feitas pelas apresentações das instituições que fazem parte do encontro.

“Precisamos dar mais gritos de alerta”, disse Miriam Prochnow, Pedagoga, Ambientalista, Ativista Climática.

Miriam destacou que a crise ambiental, que vem causando eventos extremos como grandes estiagens, deve ser prioridade entre as instituições e órgãos competentes.

Durante as apresentações das experiências de boas práticas de recuperação dos biomas, foram destacados as Implementações de tecnologias sociais de captação de água das chuvas e geração de energia; sistemas de reuso de águas, proteção das nascentes dos Rios, práticas de quintais produtivos e manejo dos recursos naturais.

O que faremos e como nos organizamos para enfrentar a desertificação? Como avançar em relação às políticas públicas? Para responder a estas perguntas, as equipes foram divididas em seis grupos, onde construíram novas pautas que serão tratadas como alternativas viáveis de fortalecimento das ações de combate à desertificação, sobretudo, dos direitos da natureza.

As propostas construídas pelos grupos serão socializadas nesta sexta feira, 17, último dia de evento.

Palloma Pires – Jornalista e Comunicadora Popular – ASDP/ CERSA