DestaqueNotícias

Estão abertas as inscrições para participar do Processo de Formação Continuada e Multiplicadora do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social

O Processo de Formação está entrando em seu terceiro ano e apresenta aulas a distância sobre temas relacionados a mudanças climáticas e meio ambiente.

Mais que um curso de formação, o processo de formação continuada e multiplicadora estimula o estudante a ser um investigador, com oportunidade para aprofundamento nos assuntos abordados. A metodologia parte dos ensinamentos de Paulo Freire, com o educando sendo livre para fazer sua própria caminhada a partir das orientações dos materiais didáticos.

Além de aprender sobre os temas de meio ambiente, o educando é estimulado a produzir tarefas de comunicações, criando notícias, entrevistas, vídeos, fotografias, poesias, canções ou outros materiais a partir da sua realidade local, iluminado pelos temas que são abordados a cada módulo temático. Com isso o Processo de Formação é um dos primeiros canais a publicar as notícias geradas pelos Comunicadores Populares, uma nova tendência nas entidades sociais de dar voz as comunidades.

Para este ano serão realizados três módulos temáticos: Água – bem comum e direito humano fundamental; Biomas e mudanças climáticas; e Energia e soberania popular.

Para se inscrever os participantes devem formar grupos de até 10 pessoas e procurar a secretaria do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social pelo email: fclimaticas@gmail.com. As inscrições estarão abertas até o dia 30 de março. O primeiro módulo começa no dia 1 de abril.