Notícias

Estados debatem conflitos e ameaças socioambientais na região Sudeste

A partir desta sexta-feira (16/09), representantes dos estados da região Sudeste vão discutir as mudanças climáticas e a relação com os conflitos socioambientais nos territórios. O Encontro Regional Sudeste do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social (FMCJS) será na capital Rio de Janeiro com programação até este sábado (17/09).
O evento regional constitui uma das etapas para o Seminário Nacional do Fórum, que será realizado de 25 a 28 de outubro. A abertura do Encontro será às 8h30. Na ocasião, serão construídos os mapas do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo com a indicação das ameaças em cada território e identificação de quem atua nos temas. Logo após, o cenário de cada um dos estados será debatido com os participantes.

Programação
Programação completa do evento

À tarde, o professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e um dos fundadores do Fórum Ceará no Clima Alexandre Costa falará sobre “Conflitos Socioambientais x Mudanças Climáticas”. A partir da exposição, serão formados Grupos de Trabalho para aprofundar e compartilhar o entendimento sobre as conexões entre temas e as lutas socioambientais. Os debates seguem até às 17h30, quando será o encerramento das atividades do primeiro dia.
No sábado os participantes serão recebidos com exibição de documentário sobre a temática das mudanças climáticas. Logo após, as discussões do dia anterior serão resgatadas a partir de imagens e falas emblemáticas relacionadas a situações que envolvem a questão das mudanças climáticas.
Às 10h, serão formados Grupos de Trabalho para construção de propostas de ação integrada para combater os efeitos das mudanças climáticas na região Sudeste. No período da tarde, o assessor nacional Ivo Poletto falará sobre as perspectivas, panorama nacional e organização do Seminário Nacional, marcado para 25 a 28 de outubro. Após a explanação, serão escolhidas as delegações por estado que irão participar o evento nacional.
O Varal de Resoluções, com a exposição das discussões realizadas durante os dois dias de Encontro, será às 15h30 seguido do encerramento do evento. O Encontro Regional ocorrerá na Congregação das Religiosas da Assunção de Nossa Senhora, em Santa Teresa, no Rio de Janeiro.

Fórum
O Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social trabalha para disseminar informações, gerar consciência crítica e mobilizações da cidadania visando contribuir para o enfrentamento das causas estruturais do aquecimento global que provoca mudanças climáticas em todo o planeta.
Encontro Regional Sudeste do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social
Data: 16 a 17 de setembro de 2016
Horário: Abertura às 8h30 (16/09) e encerramento às 16h (17/09).
Local: Congregação das Religiosas da Assunção de Nossa Senhora – Rua Almirante Alexandrino, 2023 – Santa Teresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × cinco =