DestaqueNotíciasParceiros

Escola Estadual Indígena Luiz Pereira Leal é a primeira Escola Indígena de PE a funcionar integralmente no sistema On Grid

A Escola Estadual Indígena Luiz Pereira Leal, localizada na Aldeia Serrote dos Campos, Estrada do Peixe, Coité, Município de Itacuruba – PE, vem a público agradecer a Associação Provida, pelo belíssimo trabalho da implantação do Projeto Escola Solar, primeira no segmento Escolas Indígenas no estado de Pernambuco que funcionará integralmente no sistema On Grid, ou seja, com a geração de energia solar ligada à rede energética local. O Projeto foi custeado com recursos do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental, tendo apoio de Misereor e Caritas Brasileira.

Além do funcionamento do sistema fotovoltaico On Grid, o Projeto Escola Solar contempla também várias capacitações junto aos alunos da referida Unidade Escolar nas áreas de gestão ambiental e energias limpas – contrapondo a instalação do Projeto da Usina Nuclear no Rio São Francisco. Nesse contexto, os alunos da Escola Estadual Indígena Luiz Pereira Leal participaram de oficinas ofertadas pela Associação Provida, contando com especialistas em convivência com o Bioma Caatinga e com o Rio São Francisco. Foram realizadas atividades de limpeza das margens do Rio São Francisco, onde foi retirada uma grande quantidade de resíduos, sendo seguida pelo abraço ao Velho Chico pelos estudantes. O projeto ainda irá promover capacitações de restauração ambiental e plantios com espécies nativas do Bioma Caatinga (Mata Branca).

A Gestora da Escola Estadual Indígena Luiz Pereira, Cacique Cicera Leal Cabral Pankara, agradece em nome de todos os alunos e Equipe da referida Unidade Escolar.

Notícia de Edimar Carvalho, publicada originalmente no portal Chorrochoonline, e adaptada para esse site por Ângelo Moreira, da Equipe de Comunicação do FMCJS.