Notícias

Vaticano vai publicar encíclica sobre o perigo das mudanças climáticas

Papa Francisco recebeu Ban Ki-moon em conferência sobre a questão ambiental; Documento deve ser divulgado no próximo mês

POR O GLOBO

28/04/2015 9:10 / ATUALIZADO 28/04/2015 10:55

RIO— O Vaticano irá publicar uma encíclica sobre os perigos das mudanças climáticas. A igreja pretende convocar os cristãos para atuarem no combate à degradação do meio ambiente, iniciativa que pode gerar polêmica entre católicos conservadores, que consideram o processo de aquecimento global como algo natural. O Papa Francisco recebeu, nesta terça-feira, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para tratar sobre a questão, durante a abertura da conferência do Vaticano sobre o assunto.

A expectativa é de que o pontífice classifique a ação de cortar as emissões de poluentes como “um imperativo moral e religioso, destacando a conexão entre o respeito ao meio ambiente e o respeito às pessoas”. O secretário-geral da ONU elogiou a iniciativa do Papa de tratar o tema desta forma. De acordo com Ban Ki-moon, a posição do Papa, juntamente com a Conferência do Clima em Paris, será fundamental para traçar um futuro mais sustentável no planeta.

O bispo Marcelo Sanchez Sorondo, reitor da Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano — que conduz a conferência “Proteger a Terra, dignificar a Humanidade”— destacou que é dever dos cristãos proteger o clima. O religioso destacou ainda que a função dos cristãos é proteger a terra e os pobres e afirmou que a indústria de petróleo fomenta a desconfiança dos americanos na ciência para impedir que a sociedade mude.

Sorondo sublinhou que é importante que 1,2 bilhão de católicos do mundo levem a sério as questões ambientais e que, caso decidam ignorar isso, que tenham “razões muito boas, baseadas não na própria opinião pessoal ou política, mas na ciência”. O religioso lembrou que, no entanto, o documento, apesar de uma encíclica, não será o nível mais alto de proclamação papal, que é reservado para questões de fé.

A questão é polêmica entre alguns católicos que consideram que o Papa não deveria intervir em um assunto altamente politizado. Entre os que apresentam maior resistência ao tema, estão os parlamentares conservadores dos EUA, dos quais um terço é católico.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/religiao/vaticano-vai-publicar-enciclica-sobre-perigo-das-mudancas-climaticas-15995275#ixzz3YnzXccZi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + cinco =