DestaqueNotícias

Roda de Conversa sobre reconhecimento dos Direitos da Natureza marca momento histórico para Município de Caetité

No dia Mundial do Meio Ambiente foi realizada a Roda de Conversa Direitos da Natureza – Caetité, BA. O encontro realizado de forma virtual, às 18h do último dia 5 de junho, foi organizado pelo Núcleo Caetité do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental, contando com mais de 100 participantes e espectadores simultaneamente. O objetivo central do encontro foi debater a proposta de reconhecer a Mãe Terra como sujeito de direitos na Lei Orgânica do Município de Caetité.

Participaram da Roda de Conversa membros de entidades ligadas à causa socioambiental, membros do poder público de Caetité, bem como representantes de entidades religiosas do município. As exposições principais do encontro foram realizadas por Ivo Poletto, do Grupo Executivo do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental (FMCJS), e Wanderson Pimenta, do Núcleo Caetité do FMCJS. Ivo saudou a proposta, ressaltando a importância de iniciativas como essa para todo o país e para as próximas gerações. Relembrando a necessidade da mudança de paradigma da exploração dos biomas à convivência com eles, ressaltou: “Com o que está sendo feito à natureza, é provável que as próximas gerações tenham muita dificuldade de existir”.

Wanderson Pimenta, por sua vez, realizou uma apresentação sobre a proposta de emenda na Lei Orgânica de Caetité. Aproveitando a ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, ele refez um histórico das lutas de Caetité pelo meio ambiente, demonstrando o trabalho que vem sendo realizado no município para chegar à proposta de reconhecimento dos Direitos da Natureza ali. Conforme ressaltou, tratando da importância da preservação do meio ambiente: “não podemos contar a história do nosso município só falando das pessoas. Todos os relatos históricos remontam a uma ideia de clima ameno, relatam a amenidade das condições climáticas e a fartura de águas em Caetité, em pleno semiárido”.

As exposições foram tema de um proveitoso debate pelos outros participantes, que fizeram colocações e perguntas sobre o reconhecimento dos Direitos da Natureza em Caetité, sendo marcadas pelo quase consenso das análises dos participantes. Destaca-se a presença de importantes autoridades políticas no debate, como o Prefeito Valtécio Aguiar, o Presidente da Câmara Municipal, João da Silva, o Padre da Diocese, Osvaldino, o Presidente do Sindicato dos Servidores, Neli Xavier. No segundo bloco participaram a Vereadora Maria das Graças, e o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caetité, Gilson Garga.

O encontro marcou um momento histórico para o município de Caetité, sendo uma oportunidade de profundo diálogo sobre os Direitos da Natureza, a Mãe Terra. A presença e participação de autoridades políticas, bem como de estudantes e jovens do município, marcou um Dia Mundial do Meio Ambiente com grandes avanços em Caetité.

O exemplo do Núcleo do FMCJS de Caetité pode e deve inspirar os amigos e amigas de outros municípios e biomas a dinamizarem processos de reconhecimento dos Direitos da Natureza, a Mãe Terra.

Ângelo Moreira, da Equipe de Comunicação do FMCJS.