Notícias

Rio Grande do Sul discute impacto das mudanças climáticas

Nesta sexta-feira (9), envolvidos na causa de preservação do meio ambiente estão reunidos na Casa de Encontros dos Capuchinhos, em Porto Alegre (RS), para o Seminário Estadual Mudanças Climáticas, Matriz Energética e Justiça Social do Rio Grande do Sul. A proposta do evento é aprofundar o entendimento das causas das mudanças climáticas sob a perspectiva regional, além de identificar ações que possam contribuir para o cuidado, respeito e proteção à Mãe Terra e o bem viver.

O assessor nacional do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social (FMCJS), Ivo Poletto, participa do seminário. Nesta manhã, o assessor fala sobre as conferências do clima, em especial a 21ª (COP 21),  realizada recentemente em Paris. “Vamos discutir o que elas representam para os países do ponto de vista do comprometimento na preservação do meio ambiente”, explica Poletto.

FORÚM PORTO ALEGRE
Participantes durante o Seminário Estadual do RS

Ainda no período matutino, o agrônomo, ecologista e escritor Arno Kayser fará um panorama geral sobre a matriz energética e o modelo de desenvolvimento no Rio Grande do Sul. Outra participação prevista é a do professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do estado (UFRGS) Francisco Aquino, que conduzirá mesa de diálogo sobre as “Mudanças climáticas e os impactos na região Sul do Brasil”.

Durante o período da tarde, os presentes participam de roda de conversa sobre as “Relações entre direitos sociais e direitos ambientais”. Depois, cada comunidade do estado terá espaço para expor problemas enfrentados. São representantes dos pescadores, dos que vivem em assentamentos, dos quilombolas e indígenasdas, além de moradores das regiões de Missões, da Serra Sudeste e do Sul. Outro tema de destaque será a discussão dos riscos da extração do gás de xisto no Rio Grande do Sul. O encerramento está previsto para as 17h.

O Seminário Estadual é promovido pela Cáritas/RS, Fundação Luterana de Diaconia (FLD), Centro de Referência em Direitos Humanos (Avesol), Defesa Civil Municipal de POA/RS, Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social (FMCJS) e Centro de Inteligência Urbana de Porto Alegre (CIUPOA). O evento consiste em uma das etapas planejadas para o Seminário Nacional sobre Mudanças Climáticas e Justiça Social, marcado para 25 a 28 de outubro, em Brasília (DF).

Fórum
O FMCJS trabalha para disseminar informações, gerar consciência crítica e mobilizações da cidadania visando contribuir para o enfrentamento das causas estruturais do aquecimento global que provoca mudanças climáticas em todo o planeta.

Seminário Estadual Mudanças Climáticas, Matriz Energética e Justiça Social
Data: 9 de setembro de 2016
Horário: 8h30 às 17h
Local: Casa de Encontros dos Capuchinhos – Rua Paulino Chaves, 291 Santo Antônio, Porto Alegre (RS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 8 =