DestaqueNotícias

Conheça as mensagens centrais da Campanha da Fraternidade Ecumênica-2021

A Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021 foi concebida a partir do tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”. A mensagem principal da campanha é a necessidade da construção de diálogos para desfazermos os muros construídos em nossas sociedades. Diálogos que permitam o cuidado com os outros e com o meio ambiente, nosso lar comum. Por essa orientação, a campanha estimula o pensamento ecumênico, já que esta é a forma de criar pontes entre religiosidades e visões diferentes, derrubando muros para a construção conjunta de uma realidade mais justa. Destacamos aqui três mensagens fundamentais da campanha para reflexão:

1 – Cuidado com a Terra 

Um dos pontos mais importantes da campanha trata da responsabilidade com o cuidado da terra, nosso lar comum. Esse trabalho já vem de outras campanhas da fraternidade, como a de 2016, que tinha o lema “Casa comum: nossa responsabilidade”. Na ocasião foi ressaltada a necessidade da garantia do direito de todos à água potável e ao saneamento básico. Na atual versão da campanha, com o agravamento do cenário de violência ao meio ambiente, com o aumento das queimadas e desmatamento desse último ano, o tema surge com relevância, ressaltando a necessidade de frear as mudanças climáticas com a diminuição das emissões de gases estufa. Para isso, coloca a CFE 2021, deve existir a consciência de que o planeta e o meio ambiente são nossa casa comum, e a violência contra ela é a violência contra nós mesmos.

2 – Superação da violência

A superação da violência contra a natureza vem pela superação das violências entre nós, em todas as suas formas, prezando por estarmos juntos nas nossas diferenças, com a unidade pela diversidade. Por isso a necessidade de enfrentar todas as formas de violência, que têm crescido nos últimos anos, como a violência de gênero, que cresceu durante o isolamento social pela pandemia, o racismo, intimamente vinculado com a violência policial e também religiosa, a violência contra as populações originárias, suas culturas e seus territórios, e a violência contra pessoas e grupos LGBTQI+, que tem crescido exponencialmente nos últimos anos.

3 – Diálogo como remédio

Frente esse contexto desafiador, em que os muros e as violências crescem, o diálogo e o pensamento ecumênico são o remédio proposto pela campanha. A inspiração para essa mensagem trazida pela CFE 2021 vem do momento subsequente à crucificação de Jesus. O texto da campanha faz referência à passagem bíblica Ef 2, 14a, quando os apóstolos estavam em um contexto violento e delicado, recebendo informações difíceis, confusos frente a tantos fatos desafiadores. Quando saíam de Jerusalém para uma cidade próxima, um andarilho se aproximou para caminhar com eles e perguntou o que havia acontecido. Esse caminhante era Jesus, trazendo para eles a oportunidade de diálogo e esclarecimento sobre os acontecimentos, e convidando-os a retomar a missão de levar o amor ao próximo no retorno a Jerusalém.

Com essa inspiração, a campanha nos convida a realizar esse diálogo sobre o que vivemos e retornarmos ao trabalho pelo amor ao próximo e à natureza. Acessem o texto integral da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 clicando aqui.