DestaqueNotícias

CERSA e FMCJS marcam presença na Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia

CERSA e FMCJS marcam presença na Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia; Evento denuncia impactos de energias eólicas

Representantes do Comitê de Energias Renováveis do Semiárido (CERSA), em parceria com o Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental (FMCJS) participaram nesta quinta-feira (16), em Montadas (PB), da 14ª edição da Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia. O evento contou com a presença de agricultoras que atuam no Polo da Borborema, além de outras regiões da Paraíba e do Nordeste.

Com o objetivo de protestar contra os danos causados pela presença de parques eólicos e grandes usinas solares nos territórios rurais em que vivem, o evento foi realizado no Dia Nacional da Conscientização das Mudanças Climáticas.

Representando o CERSA, José de Anchieta falou sobre a importância do momento que denunciou a contradição na produção industrial da energia dita renovável e o papel das mulheres à frente desta luta.

“ as grandes empresas e o capital não respeitam os territórios, seus povos, seus modos de vida nem a biodiversidade. A luta das mulheres é uma luta heroica em defesa da vida e merece todo nosso apoio e respeito”.

Apresentações culturais levaram ao público, por meio de um teatro popular, como é a chegada dos grandes parques, que passam às pessoas que vivem nos territórios a falsa ideia de progresso. Sem conhecimento sobre as eólicas, algumas famílias passam por constrangimentos ao arrendar um espaço de suas propriedades.

A artista Lia de Itamaracá também abrilhantou o evento com sua música e dança de roda. “Essa ciranda não é minha só. Ela é de todos nós”, declamou a cantora.

Outro destaque do evento foi a presença da juventude rural. As articulações por parte dos jovens vêm sendo mobilizadas junto às entidades e comunidades por meio da comunicação popular, com a produção de panfletos, programas de rádios e diálogos com as pessoas.

A organização do evento e a presença da feira agroecológica chamaram atenção dos participantes. Distribuição de água mineral, vendas de diversos produtos e comidas típicas, fizeram toda a diferença na Marcha.
A participação do CERSA no evento contou com o apoio do Fundo Casa Socioambiental que também tem apoiado diversas organizações e experiências que resistem ao modelo centralizado de geração e comercialização de energia a partir das fontes renováveis.

Palloma Pires – Jornalista/ Comunicadora Popular CERSA

http://cersa.org.br/news/cersa-e-fmcjs-marcam-presenca-na-marcha-pela-vida-das-mulheres-e-pela-agroecologia-evento-denuncia-impactos-de-energias-eolicas/