Notícias

Brasil se une contra as mudanças climáticas

Ouvir os gritos e celebrar a vida dos pobres e da Terra. Com este objetivo, será realizado o Seminário Nacional sobre Mudanças Climáticas e Justiça Social, de 25 a 28 de outubro, no Centro Cultural de Brasília (CCB), na capital federal. O evento terá a presença de representantes de cada unidade federativa, escolhidos nos seis seminários realizados nas grandes regiões do país, e membros das entidades que constituem o Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social (FMCJS). O resultado será a Carta do Seminário e a elaboração de um mapa nacional das consequências socioambientais das mudanças climáticas, além de definição das prioridades de ações futuras do Fórum.

“O que se espera como fruto desse Seminário é a decisão de melhorar e tornar mais eficaz a articulação entre as pessoas, comunidades, povos, entidades, igrejas, movimentos e pastorais sociais para avançar na construção de formas de viver amigas da Terra e no aumento do grito contra o sistema capitalista, que mata a Terra e os pobres”, destacou o assessor nacional do FMCJS, Ivo Poletto.

PROGRAMACAO_SEMINARIO_NACIONAL_FINAL_WEB

Como desafio, os participantes buscarão identificar com clareza quem é responsável pelas mudanças que ameaçam a vida. Para isso, será elaborado o mapa da realidade nacional com os diferentes eventos climáticos que caracterizam cada região, bem como as consequências deles na vida das pessoas, de modo especial dos mais pobres, e em todas as formas de vida de cada bioma. “Os seminários regionais mostraram que em todas as localidades se sente que o aquecimento da temperatura e as mudanças climáticas já estão acontecendo e se agravando, e deixam no ar dúvidas em relação às condições concretas para a vida em futuro não muito distante”, explica Poletto.

Estão confirmadas as apresentações dos professores Alexandre Araújo Costa, da Universidade Estadual do Ceará, e Simone Santos Oliveira, da Fiocruz. Também haverá painéis sobre temas como a COP 21, que será apresentado pelo assessor nacional do FMCJS, Ivo Poletto; o Fracking, pelo Reginaldo Urbano da Cáritas do Paraná; a Energia alternativa, pelo professor Heitor Scalambrini da Articulação Antinuclear Brasileira (AAB); e a Estratégia na luta por direitos coletivos, pelo defensor público do Pará Jhony Giffoni.

A entrada no local do Seminário Nacional é restrita aos representantes já definidos, mas para ampliar a participação e mobilizar a sociedade em torno da temática, os principais momentos de discussão serão transmitidos ao vivo pela página do Fórum no Facebook.

Fórum
O Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social é uma ação conjunta de entidades e movimentos sociais e trabalha para disseminar informações, gerar consciência crítica e mobilizações da cidadania visando contribuir para o enfrentamento das causas estruturais do aquecimento global que provoca mudanças climáticas em todo o planeta.

Seminário Nacional sobre Mudanças Climáticas e Justiça Social
Data: 25 a 28 de outubro de 2016
Horário: Abertura às 14h.
Local: Centro Cultural de Brasília (CCB) — L2 Norte, Quadra 601.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + cinco =