DestaqueNotícias

2º FÓRUM BRASILEIRO DOS DIREITOS DA NATUREZA

É com o coração cheio de boas energias que entregamos a vocês, amigos e amigas do FMCJS, a Mensagem desse evento realizado nos dias 6 a 8 de outubro em Ilhéus, BA. Desejamos que possam sentir e acolher a síntese do que vivenciamos presencialmente.

Vale o destaque: a acolhida e o dia de convivência com o povo Tupinambá da Aldeia Tukum. Lideranças indígenas de diversos povos, especialmente do Sul da Bahia, nos presentearam, com cantos, danças e palavras, a sua visão e prática de relacionamento filial com a Mãe Terra. Ao mesmo tempo, nos convocaram a apoiar a luta secular pelo reconhecimento de seus territórios, confirmando que a dominação colonial, iniciada há mais de cinco séculos, continua ameaçando a vida e o direito destes povos de terem garantido um território para viver segundo sua cultura, língua e forma de organização política e de convivência com a Natureza.

O assassinato do Pataxó Hã Hã Hãe Iran nesse mesmo dia revelou a violência que ameaça e tenta impedir o reconhecimento destes direitos. E é mais uma cobrança ao Governo Lula: reconheça e garanta logo todos os territórios dos Povos Indígenas!

Entre outras atividades, realizamos uma oficina sobre a Transição Energética Justa, Popular e Inclusiva como uma das práticas indispensáveis para enfrentar o que causa o agravamento das mudanças climáticas.

Divulguem esta Mensagem, convidando mais pessoas, iniciativas sociopolíticas e instâncias governamentais a se somarem conosco no processo de reconhecimento dos direitos da Natureza, nossa Mãe Terra.

Veja carta do 2º Fórum Brasileiro dos Direitos da Natureza na Integra: https://fmclimaticas.org.br/pelos-direitos-da-natureza-vozes-de-ilheus-a-assembleia-da-mae-terra-e-aos-povos-da-terra/