Notícias

Oficina Igreja Solar em Porto Velho-RO

Com as boas vindas de Dom Roque Palocci, se iniciou a oficina Igreja Solar nas dependências do Seminário Maior João  XXIII, no bairro Eldorado, cidade de Porto Velho.
Ele chama atenção para a importância da ação pastoral fazer valer a Laudato Si e o uso das energias renováveis justas é o caminho. Falou da importância da implementação do sistema solar fotovoltaico no Seminário e a diminuição de custos, colaborando para evitar mais hidrelétricas e a defesa da Casa Comum.
O representante do Fórum Mudanças climáticas e Justiça Social-FMCJS, Iremar Ferreira explica a importância desta oficina por juntar pessoas de várias cidades e que sejam multiplicadores desta boa nova, que visa orientar a sociedade desta conquista social que é a Resolução 482 da ANEEL/2012, que permite a geração descentralizada de mini e micro sistema de energia elétrica.
Na oportunidade falou das ações do Comitê de Energia Renovável de Porto Velho-RO, CERPRO, e os avanços na legislação de Rondônia, que permitirá maiores atrações de investidores no setor das energias renováveis. Destacou que as ameaças com o processo de revisão da Resolução 482 poderá gerar desinteresse nos investidores.
Em seguida professor Artur Moret, GPERS-UNIR,  explicou o sistema de compensação e como se deu a implantação do sistema de energia solar fotovoltaica no Seminário Maior e o que tem representado nas economias internas. Dom Roque com seu celular tem controle direto do processo de geração de energia e demonstra, que o sistema representa hoje em árvores plantadas mais de 17 mil metros quadrados, ou seja a sustentabilidade socioambiental está e tem que estar presente o tempo todo na ação pastoral.
Ocelio do Movimento dos Atingidos por Barragens-MAB, informou que estão desenvolvendo ações junto a agricultores familiares na produção de hortaliças Agroecológicas no sistema PAIS, com iluminação do galinheiro e captação de água com bomba solar.
Os participantes puderam tirar dúvidas e perceber as vantagens da adoção dos sistemas de geração de energia fotovoltaica.