Notícias

Encontro identifica focos de injustiça socioambiental no Sudeste

Entre os dias 16 e 17 de setembro, na capital do Rio de Janeiro, acontece o Encontro Regional Sudeste do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social (FMCJS). O tema principal trata das formas como as ameaças e conflitos socioambientais têm se manifestado nos diferentes territórios da região. Assim, o primeiro dia foi dedicado à identificação dessas violações de direitos em cada área. A tarefa dividiu os cerca de 80 participantes em grupos por estado para localizar as ameaças e desafios nos mapas de São Paulo, Rio, Minas Gerais e Espírito Santo. Visualizando os diferentes focos de injustiça socioambiental, a ideia foi estimular os movimentos a pensar em como integrar suas lutas e causas em escala regional, a partir da identificação de questões e aliados que têm em comum.

Foto: Francisco Vladimir
Participantes do Encontro Regional. Foto: Francisco Vladimir

Os grupos detectaram rapidamente que suas áreas têm sofrido impactos variados de uma mesma questão: a da água, de sua qualidade e do direito ao uso. O recurso é sistematicamente restringido a comunidades e populações inteiras em benefício de indústrias, as grandes consumidoras.

Nilmário Rocha, do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA), representou o grupo do Espírito Santo. Ele falou das principais questões e desafios socioambientais do estado para os demais participantes, destacando que o conflito pela água tende a se radicalizar diante de uma das maiores crises hídricas da história.

20160916_104534

“Tem água em alguns lugares. Mas água pra quem? Para a Aracruz com sua monocultura de eucalipto parece ter, já para os pequenos agricultores, para os quilombolas, é mais difícil. Isso faz ainda com que haja perfuração desenfreada de poços artesianos, onde quem tem mais dinheiro pode furar mais pontos e com mais profundidade”, conta. A água – alerta Nilmário – só encabeça a lista de questões que também tem os conflitos entre comunidades rurais e latifundiários; exploração de rochas ornamentais, recursos não renováveis; e a criminalização do ativismo de base.

Guillermo Denaro, do Jubileu Sul, representou o grupo de São Paulo, reafirmando a centralidade do problema da água. “Hoje temos indígenas e quilombolas resistindo à privatização dos 25 parques estaduais, que no fim é uma busca por água para abastecer principalmente a Grande São Paulo”, diz. Delnaro conta que o monocultivo de eucalipto forma verdadeiros “desertos verdes” e que os herbicidas usados nesse tipo de cultura, durante as chuvas, contaminam as águas do rio Paraíba do Sul que, por sua vez, abastece a 80% da Região Metropolitana de outro estado, o Rio de Janeiro.

Em Minas Gerais, o monocultivo do eucalipto também vem deixando sequelas socioambientais graves. É o que observou Lucimere Leão, da Cáritas, acrescentando outras informações à questão da água. “Como se trata de um estado que tem um potencial hídrico muito grande, temos as barragens e também a poluição tanto dos agrotóxicos como de outras fontes. Isso sem falar que fomos atingidos pelo crime da Samarco, com os afluentes do Rio Doce, hoje, bastante poluídos”, ressalta.

WhatsApp Image 2016-09-16 at 23.35.51
Participantes produziram o mapa dos conflitos socioambientais da região.

Associado aos grandes eventos e empreendimentos, no estado do Rio de Janeiro nada além da capital tem visibilidade. “É como se, por exemplo, o campo não existisse no Rio”, disse uma participante do grupo RJ. A apresentação dos conflitos e desafios socioambientais do estado foi feita por Priscila Viana Alves, da Comissão Pastoral da Terra. “No Rio além da ameaça de privatização da Cedae [Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro], há no norte e noroeste a salinização da água e expulsão de pequenos agricultores por ameaças de grupos com grande poder financeiro. Nas secas não há política pública que apoie o pequeno agricultor. Na região Serrana uma verdadeira crise na habitação. Na Baixada Fluminense, o racismo ambiental levou durante muito tempo o lixo do município do Rio para lá. E como nos outros estados, a insegurança fundiária de comunidades tradicionais como as indígenas, quilombolas e caiçaras tem se aprofundado”, finalizou.

Depois da identificação dos conflitos e ameaças, os grupos se desfizeram e assistiram à palestra do professor Alexandre Costa, da UECE e do movimento Ceará no Clima. Ele falou de como as agressões socioambientais identificadas pelos participantes têm contribuído para criação de um ambiente cada vez menos compatível com a vida como a conhecemos hoje.

“Quem não tem a vivência da defesa de quilombolas e indígenas, como vimos hoje, vai ter que aprender. Porque esse paradigma de construir ‘Belos Montes’ para financiar a educação ou o que quer que seja tem que ficar para trás. Para termos uma ideia, se desaparecêssemos por um passe de mágica, deixaríamos pegadas irreversíveis. Mudamos a quantidade de CO2 na atmosfera. É uma mudança quase tão rápida quanto o impacto de um asteroide. Mas nós somos o asteroide”, disse.

Após discutirem alguns dos pontos levantados por Costa, os participantes novamente se dividiram em grupos – desta vez sem o critério de origem por estado – e se concentraram em traçar estratégias para integrar e fortalecer suas lutas.

Encontro Regional Sudeste do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social
Data: 16 a 17 de setembro de 2016
Horário: Abertura às 8h30 (16/09) e encerramento às 16h (17/09).
Local: Congregação das Religiosas da Assunção de Nossa Senhora – Rua Almirante Alexandrino, 2023 – Santa Teresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + treze =