Transição energética justa e popular é tema da Reunião da Região Sul do FMCJS
Durante a manhã do dia 29 de abril, quinta-feira, foi realizada reunião da Região Sul do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental. O encontro aconteceu de forma online, como tem sido todas as atividades do Fórum durante a pandemia, contando com a participação de representantes das entidades parceiras do FMCJS na Região Sul do país. A proposta do encontro foi trabalhar o tema da transição energética, sendo intitulado “O desafio da transição energética com protagonismo popular”.
Em razão da temática da reunião também participaram representantes de outras localidades com experiências importantes nos trabalhos com transição energética justa e popular, como Tania Rinaldi, organizadora do livro “Sociedad y Energia” que será lançado em português pelo FMCJS durante o mês de maio, bem como César Nóbrega, membro do CERSA e parceiro do Fórum nas iniciativas de transição energética na Região Nordeste.
Ao todo foram realizadas sete exposições principais durante o encontro, que abordaram diferentes perspectivas sobre o tema da transição energética. Dentre os pontos levantados destacam-se a importância da transição energética no cenário de mudanças climáticas que vivemos, a desconstrução dos discursos recentes dos setores de energias não renováveis, que tentam acobertar o impacto socioambiental dessas atividades, bem como a importância da requalificação e reinserção de profissionais que atualmente estão alocados no setor de energias fósseis.
Devido a relevância da questão energética na Região Sul foi acordada a continuidade do tema para o próximo encontro, que será realizado neste mês de maio. As reuniões ressaltam o trabalho do Fórum de proporcionar espaços de diálogo e conscientização, atuando juntamente com os parceiros para fazer frente ao cenário de mudanças climáticas dentro das regiões e biomas brasileiros.
Ângelo Moreira Miranda, da Equipe de Comunicação do FMCJS.