DestaqueNotícias

Seminários discutem os impactos das mudanças climáticas nos biomas brasileiros

Seminários discutem os impactos das mudanças climáticas nos biomas brasileiros

Os meses de outubro e novembro serão de encontros dos Seminários Regionais Nordeste, Sul e Sudeste para a preparação do Seminário Nacional de Mudanças Climáticas, entre os dias 1 e 4 dezembro.

Enchentes, secas, falta de água, excesso de chuva, ciclones extratropicais. Cada bioma sente as mudanças climáticas de uma forma e busca soluções de acordo com sua realidade. Para mapear as consequências do aquecimento global junto às comunidades e levantar ações populares de convivência com os biomas, as regiões Sul, Nordeste e Sudeste realizarão, entre outubro e novembro, os Seminários Regionais do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental (FMCJS). O Pantanal, a Amazônia e o Cerrado já realizaram seus encontros nos últimos dois anos.

“O FMCJS é um esforço das entidades que atuam nas regiões para unir forças e agir com mais eficácia para enfrentar os gravíssimos problemas que agridem nossos biomas e agravam as mudanças climáticas”, explica Ivo Poletto, membro do grupo executivo do FMCJS. Segundo o cientista social, os estados e regiões fazem um levantamento da situação, olhando para cada bioma e procuram reconhecer as iniciativas de ações populares.

A partir da sistematização destes dados, os Seminários Regionais chegam a uma perspectiva de quais contribuições o FMCJS pode e consegue dar em cada uma destas regiões para enfrentar os efeitos e as causas das mudanças climáticas. O objetivo é valorizar e apoiar a criação de iniciativas novas de convivência com cada um dos biomas, em cada estado e em cada região. Os relatórios produzidos serão apresentados e debatidos durante o Seminário Nacional do FMCJS, que será realizado entre os dias 1 e 4 de dezembro.

Região Sul

A Região Sul abre a série de encontros amanhã (8), às 15h, com o Ciclo de Debates “Mudanças Climáticas: O que está acontecendo no Sul do Brasil?”. A live, que será transmitida nas redes sociais do FMCJS será sobre crise hídrica e contará com a participação de Luciano Augusto Henning, além da apresentação de desafios enfrentados em cada estado e as boas práticas dos movimentos sociais. No dia 14, é a vez de abordar os “Eventos climáticos e os desastres ambientais” e, no dia 21, sobre a “Mineração e mudanças climáticas”.

Região Nordeste e Sudeste

A Região Nordeste por abranger vários estados e, dentro de alguns deles, quatro biomas, preferiu se organizar com encontros estaduais que começaram no dia 2 com PB e culminam no Regional, nos dias 23 e 24 de outubro. Sergipe, Pernambuco, Maranhão,  Piauí e Ceará se reúnem, respectivamente, nos dias 8,10, 15,16 e 17.

O Seminário Regional Sudeste acontece no dia 18 de novembro e terá como principal foco os desafios das mudanças climáticas nas grandes cidades, nas metrópoles, como, por exemplo, a ameaça de falta d’água. Além disso, serão encarados os efeitos da mineração, de modo especial em Minas Gerais, da indústria petroleira no Espírito Santo e da agroindústria em São Paulo.

Serviço

Acompanhe todos os Seminários Regionais nas redes sociais do FMCJS. Participe!

https://www.facebook.com/fmclimatica
https://www.instagram.com/fmclimaticas/
https://www.youtube.com/FMudancasClimaticas