FMCJS/RN e SAR realizam reunião com governo do RN sobre energias renováveis
O Serviço de Assistência Rural e Urbano-SAR, o Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental-FMCJS/RN e o Mandato da Deputada Federal Natalia Bonavides realizaram uma reunião com o Governo do Estado na tarde do último dia três de março. A ocasião contou também com a participação de várias Organizações da Sociedade Civil e da Esfera Pública. O tema do encontro foi o desenvolvimento do setor de energias renováveis no Rio Grande do Norte e os impactos nas comunidades e territórios afetados por esses empreendimentos.
As entidades da sociedade civil levaram contribuições para o debate sobre fontes de energia renováveis no estado, destacando a relevância do tema para toda a região Nordeste. Uma apresentação realizada por Moema Hofstaetter, colaboradora do SAR e do FMCJS-RN, trouxe dados importantes e preocupantes em relação ao desenvolvimento do setor de energias renováveis no RN, no Nordeste e no Brasil. A apresentação mostrou a necessidade urgente de um diálogo entre o Governo do Estado, as Organizações da Sociedade Civil e Comunidades Tradicionais e Assentamentos Atingidos pelos Parques Eólicos, no sentido de buscarem alternativas conjuntas no enfrentamento dos principais impactos negativos dos empreendimentos, visando garantir a sustentabilidade socioambiental.
O documento de 40 páginas intitulado: PARA ONDE E PARA QUEM SOPRAM OS VENTOS, do Boletim Informativo do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental/RN, que embasou o debate, foi elaborado por uma equipe depois da escuta. A elaboração do documento embasou-se em pesquisas, estudos e diagnósticos formados pela própria Moema e pelos professores Venerando Eustáquio Amaro e Dulce Bentes. O SAR e o FMCJS-RN encaminharam o documento através de um ofício, que resumiu um elenco de sugestões da Sociedade Civil para o Estado (vejam anexos a este artigo), com a finalidade de abrir um diálogo sobre o tema.
O encaminhamento final sugerido pelo próprio Governo do Estado, através da senhora Maria do Socorro da Silva Batista, Secretária Adjunta do Gabinete Civil da Governadoria, foi de que se crie uma instância de estudo, debate e encaminhamentos práticos (GT) entre as Organizações da Sociedade Civil e o Governo. A ideia seria construir uma agenda propositiva permanente. O SAR e o FMCJS-RN desejam propor um “desenho” desta instância em nova reunião com os servidores do estado e sugerir também uma agenda, doravante.
Leia mais:
Matéria do Diácono Francisco Adilson, do SAR, adaptada para o site pela equipe de comunicação do FMCJS.