Notícias

A água é como o leite da Mãe Terra, que devemos compartilhar, diz teóloga aymara.

WhatsApp Image 2018-03-19 at 11.04.23-2

Na Tenda Inter-religiosa do Fórum Alternativo Mundial da água, no dia 19/03, Vicenta Mamani, teóloga aymara, falou sobre as dimensões sagradas da água para o seu povo. Segundo as crença Aymara, acreditamos que a água é o leite da Mãe Terra que nos amamenta a seus filhos e filhas. Como filhos e filhas da Mãe Terra, como filhos e filhas de Deus, recebemos a água gratuitamente, e é importante que esteja disponível para o acesso de todos.

A água nos chega pelo céu, vem das chuvas e fazem germinar as sementes. A água também corre pela terra, nos corpos dágua e nos alimenta. Também existem as águas que saem do subsolo. Todas essas águas correm, dão vida, alimentam, limpam, curam nossas enfermidades.

Antes havia muita água na nossa região e nessa água haviam peixes de muitas espécies. Hoje a água tem diminuído e em 20 anos, segundo especialistas, a cidade de La Paz não terá mais água. O povo aymara, no Peru, está pouco a pouco deixando as cidades e voltando para os campos e isso deve crescer por causa da diminuição do volume de água que corre dos Andes. Esse é um fenômeno causado pelas mudanças climáticas que aquece as montanhas e acelera o derretimento das geleiras que fornecem água para os rios das montanhas.

Para Vicenta, seus irmãos mesmos se ocupam de matar a água com poluição, e por isso, muitas pessoas e crianças pobres são obrigadas a beber água contaminada. Nossa cosmologia diz que a água é para todos, não só seres humanos, mas também para a natureza e para os animais. Vicenta afirma que é preciso fazer trabalho pastoral, em todas as religiões, para dizer que devemos proteger e cuidar da água. O tema da água toca a todos nós porque sem água não podemos viver. “Os que se apropriam da água é como se tivessem se apropriando do leite da Mãe Terra sem querer compartilhar com seus irmãos. Temos que nos defender dessa injustiça.” Afirmou.

WhatsApp Image 2018-03-19 at 11.03.19

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

one + 9 =