Diálogo com Antonio Donato Nobre marca início da Formação Continuada e Multiplicadora de 2021
No dia 27 de abril de 2021, terça-feira, teve início a Formação Continuada e Multiplicadora do FMCJS. O evento, realizado de forma online e aberta a todos os interessados, contou com a participação do cientista Antonio Donato Nobre, pesquisador do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), com a mediação de Marline Dassoler, e participações de Ivo Poletto, Jama Wapichana, João Paulo e Iremar Ferreira. O diálogo teve como tema central a interação entre os biomas, sendo intitulada “os biomas, sua relação conosco e nossa relação com eles”. Esta temática tem sido priorizada pelo Fórum já há alguns anos e é central na Formação Continuada de 2021.
Jama Wapichana abriu a live com um canto Wapixana, seguido de fala a terra de seu povo: o bioma do Lavrado, em Roraima. Em seguida, Ivo Poletto apresentou a proposta do Fórum de trabalhar com os biomas e passou a palavra para Antônio Nobre. O professor fez uma magnífica exposição, durante a qual abordou diversos temas, desde a separação do conhecimento científico do espiritual, as consequências desse fenômeno, até a visão dos biomas como órgãos do corpo da terra, de Gaia. E finalizando a live, João Paulo e Iremar Ferreria apresentaram a canção “tudo está interligado”. Para quem não pode assistir, a live está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=BJ8gxjEScFc.
A Formação Continuada e Multiplicadora deste ano terá continuidade no dia 11 de maio, a partir das 16h, com encontro voltado para os inscritos neste processo. O curso está organizado em três módulos, com os temas: Interligação dos biomas brasileiros; Direitos dos Povos e Racismo Ambiental; e Mudanças Climáticas: como tornar acessível à população suas causas e enfrentamentos. Já estão matriculadas 190 pessoas que farão o curso na plataforma EaD do Fórum, podendo ainda ampliar o número de participantes.
Ângelo Miranda e Iara Bimi Dutra, da Equipe de Comunicação do FMCJS.