Notícias

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA É TEMA DE CURSO LANÇADO NA PARAÍBA

O curso “Fundamentos de eficiência energética” foi lançado no último dia 10 de fevereiro, no sertão da Paraíba. Trata-se de uma iniciativa do Comitê de Energia Renovável do Semiárido (CERSA) com o objetivo de iniciar um diálogo com estudantes sobre meios alternativos de energia limpa. O curso almeja que o tema possa ser democratizado, formando pessoas capazes para realização de futuras ações e políticas na área. A capacitação será voltada para alunos e alunas de municípios do sertão paraibano em que as prefeituras estejam alinhadas com a política de Gestão Energética Municipal.

Durante a reunião de lançamento, o professor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e membro do CERSA, Walmeran Trindade, discutiu os problemas e as implicações que os modelos atuais de produção de energia têm causado à sociedade e ao Planeta. Ressaltou a importância do conhecimento das novas técnicas no manejo da energia solar, indicando como isso pode gerar oportunidades de trabalho e beneficiar a economia local.

Foto de Palloma Pires, do CERSA.

César Nóbrega, coordenador do CERSA, falou sobre o empenho de todos e todas que estão engajados/as na iniciativa e que o lançamento do curso é de grande importância para a região semiárida. O evento contou ainda com a presença do Professor de Relações Internacionais Iure Paiva, da UFPB, e do Engenheiro Eletricista Anderson Torres, ambos da equipe do CERSA.

A organização deste curso a distância foi desenvolvida buscando promover a melhor acessibilidade aos recursos didáticos (vídeos e textos), o maior suporte possível para o desenvolvimento da compreensão dos pontos abordados (atendimento a dúvidas), bem como promover o máximo de colaboração e interação entre os participantes da capacitação (aprendizagem colaborativa). Para isso, o curso contará com um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), onde serão disponibilizadas videoaulas e leituras para os estudantes. As interações entre tutores e cursistas serão tanto assíncronas (“off-line”), quanto síncronas (“on-line”), proporcionando um modelo de aprendizagem completo e acessível ao público alvo do curso.

A capacitação está organizada em tópicos semanais, um para cada objetivo específico do curso. As atividades serão iniciadas com um encontro on-line de apresentações, familiarizando os estudantes com o ambiente virtual e o conteúdo. Depois de percorrerem todos os conteúdos e atividades da capacitação ocorrerá um último encontro on-line com o foco de orientar os cursistas para suas futuras ações na área da eficiência energética.

A iniciativa é desenvolvida pelo CERSA, conjuntamente com outras organizações parceiras, como o Fórum  Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental, a Frente por uma nova Política Energética para o Brasil, a Cáritas Brasileira e a Ação Diocesana de Patos.

Equipe de Comunicação do FMCJS tendo como fonte a matéria da Jornalista Palloma Pires no site do CERSA.Conheça o CERSA!
http://cersa.org.br/