Começa em Manaus o Seminário do Bioma Amazônico
Texto: Gerson Neto (Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social)
“A vida está na Floresta, não no ser humano.” Com essa frase o Pajé (Kumu) Jaime Diakara Dessano, do povo Dessano cujo território fica no município de São Gabriel da Cachoeira/AM, no alto Rio Negro, sintetizou o espírito com o qual começa o Seminário do Bioma Amazônico, que está sendo realizado no Centro de Formação Maromba, em Manaus, entre os dias 23 e 26 de outubro de 2019.
O encontro conta com a participação de representantes de povos indígenas, comunidades tradicionais, ativistas ambientais, comunidades eclesiais e entidades religiosas de toda a Amazônia, incluindo representantes da Bolívia e da Colômbia.
Nos três primeiros dias de seminário o grupo de participantes vai debater temas como política, mudanças climáticas, proteção dos rios, grandes empreendimentos que ameaçam a vida na Amazônia, o uso da comunicação como ferramenta de luta, experiências do Bem Viver e a construção do FOSPA, Fórum Social Pan Amazônico em março de 2020 na cidade de Mocoa, na Colômbia.
No dia 26 de outubro os participantes do Seminário participarão de um Ato Político e Cultural na Praça da Saudade, no Centro de Manaus, chamado “Empate Amazônico – Amazônidas, em Sintonia com o Sínodo, constroem tempo novo”. A concentração se inicia às 8 da manhã.
O Seminário foi construído pelo SARES, Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental e pela ARCA, Articulação pela Convivência com a Amazônia, a partir de uma provocação feita pelo Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental em 2018. O evento conta com apoio da Misereor e da Cáritas Brasileira.