Notícias

Região Panamazônica realiza encontro para debater efeitos das MC

Região Panamazônica realiza encontro para debater efeitos das mudanças climáticas com comunidades do Brasil, Bolívia e Peru

 

A Aliança dos Rios Panamazônicos juntamente com o Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social e a regional Acre do Conselho Indigenista Missionário (CIMI/AC) realizam, de terça (23) a quinta-feira (25), o “II Encontro sem Fronteiras Brasil, Bolívia e Peru: Mudanças Climáticas e os Mega Projetos de Infraestrutura – Povos e Comunidades do Campo e Cidade em Defesa da Mãe Terra e Contra os Projetos de Morte”. O evento será na cidade de Guajará Mirim (RO), nas dependências do Centro de Formação São José, da Diocese de Guajará.  A abertura será nesta terça-feira (23) às 14h30, às margens do rio Mamoré. Os objetivos do encontro são os seguintes:

  1. Retomar a percepção de como as mudanças climáticas são sentidas e estão afetando a vida das pessoas, dos demais seres vivos e da Mãe Terra em cada região;
  2. Aprofundar a compreensão crítica das causas provocadoras das mudanças climáticas e suas consequências, denunciando os problemas enfrentados pelos povos e comunidades e os diferentes níveis de responsabilidade dos que mantém o sistema dominante;
  3. Fortalecer e dar visibilidade ao que está sendo feito, enquanto resistências e alternativas, e construir novas formas de ação locais e articulações nacionais, transfronteiriças e mundiais possíveis e concretas, na perspectiva do bem-viver.

Participarão cerca de 120 representantes de povos e comunidades do campo, cidade, floresta e das águas, indígenas, campesinos, agricultores familiares, quilombolas, ribeirinhos, pescadores, expulsos por barragens, extrativistas, moradores urbanos, comunidade de terreiro, pesquisadores, assessores e aliados.

O II Encontro consiste em uma etapa do Seminário Nacional do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social (FMCJS), marcado para outubro deste ano. O evento também é mobilizador e preparatório para o VIII Fórum Social Panamazônico, a ser realizado em abril de 2017, no Peru.

O encerramento do evento será nesta quinta-feira (25) às 11h, também será às margens do rio, e contará com uma mesa de autoridades.

Apoiam este evento o Instituto Madeira Vivo e da Organización Comunal de las Mujeres Amazónicas de Beni o Fundo CASA e o Fundo Brasil de Direitos Humanos, em solidariedade com o CIMI, CPT, Diocese de Guajará e o COMIN.
Participam da mobilização CIMI/RO-AC, CPT, COMIN, IMV, OCMA, CMP.

Pesquisadores convidados Philip Fearnside do INPA, Artur Moret da UNIR, Walter Justiniano da SOS Amazônia, Ivanilda Torres da UFAC, Dom Pedro do Peru e Ninawa Huni Kui indígena AC.
Participarão do Encontro o articulador do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social, Ivo Poletto,  Brent Millikan (IR), militantes do MAB, Movimento Indígena, entre outros.
Para mais informações, é preciso entrar em contato com a Comissão Organizadora do Encontro pelos telefones 69 99981 4505 ou 69 9271 4420 ou ainda pelo e-mail: iremafe@gmail.com.

Fonte: Comissão Organizadora do II Encontro com adaptações.